sexta-feira, 28 de maio de 2010

Um pequeno trecho de um conto meu, onde eu deixo que meu lado pessimista aflore livremente...

"O Universo é confuso.
Não estou dizendo que esse é meu ponto de vista. Não estou perguntando pela sua opinião. Estou fazendo uma afirmação clara, que pode ter muitos sentidos e está correta em todos eles. Pode parecer presunção minha, mas sei, tenho certeza de que estou certa ao dizer isso.
A mídia te faz propagandas de todo o tipo de Fast Food. Chocolates, doces, gorduras trans, lanche... e qualquer coisa que te ajude a gastar o tempo que corre tanto, por exemplo. Aliás, por que o tempo tem que correr tão depressa? Não, quem corremos somos nós. O tempo caminha ao seu ritmo e nós corremos por ele, alucinados, mastigando desesperadamente os nossos BigMac prontos em dez minutos porque o tempo urge. Tudo bem. Então comprem McDonald’s, Burguer King, chupem os mais deliciosos sorvetes, dizem os comerciais, prove desse chocolate. E então ela diz: garotas, sejam magras. Garotos, sejam atléticos.
Disturbios alimentares, bullying... de uma maneira hipócrita isso é desencorajado. De uma maneira suposta, também. Na verdade, tudo é incentivado – as pessoas sabem disso.
E os artistas que cantam sobre o amor. Escrevem sobre ele, atuam em filmes, séries, novelas como os mais apaixonados amantes, dispostos a morrer de amores... mas e nos bastidores? Mal conseguem fazer um relacionamento durar alguns meses!
As celebridades que fazem shows em favor de vítimas de tragédias. Que fazem grandes doações – perante ao público, obviamente para incentivá-los a fazer o mesmo. Ah, tá. Adotam crianças de países subdesenvolvidos. Mas não podem cuidar dos que passam fome nas suas ruas, ainda porque... eles não moram em rua onde gente passa fome. A grandeza deles não é obrigada a ver isso. Se eles quiserem ver desigualdade, podem ligar o noticiário e ver tudo com os olhos da falsa comoção do sensacionalismo.
Guerras pela paz. Soldados que mataram em guerras, aliás, são heróis. Assassinos desesperados por vingança são condenados ao inferno.
E há séculos todos vêm se perguntando: qual o sentido de tudo isso? O que o mundo está querendo dizer? Quando na verdade, a resposta está bem clara. O mundo está querendo dizer: 'Você não pode ser feliz. Aqui não.'"

Nenhum comentário:

Postar um comentário